O que resta das igrejas e prisões abandonadas dos Estados Unidos?

Os edifícios abandonados dos EUA

Daniel Barter, fotógrafo britânico, dedica-se à exploração urbana, em especial à dos edifícios abandonados dos Estados Unidos. Neste trabalho que aqui partilhamos, o fotógrafo apresenta uma série de fotografia de asilos, escolas e prisões abandonadas que, ainda assim, oferecem um vislumbre do que seria a vida nestas instituições na América do século XX.

Foi durante uma viagem aos estados do nordeste dos Estados Unidos que Barter teve oportunidade de explorar vários edifícios públicos abandonados, que permanecem intactos desde que foram encerrados. Além das instituições públicas, o fotógrafo teve ainda oportunidade de explorar várias igrejas e hotéis, onde ninguém perturba o pó há décadas.

Contudo, estas explorações tiveram a dose de perigo. A exploração urbana de edifícios encerrados pressupõe uma invasão de propriedade, que nos Estados Unidos é uma ofensa criminal. “Visitámos cinco estados e várias cidades importantes, desde Nova Iorque a Pittsburgh. Foi um pouco perigoso às vezes, tanto que nas áreas menos seguras o nosso guia andava com uma pistola”. Um dos espaços que Barter conseguiu visitar e fotografar foi a cela de Al Capone, numa penitenciária da Pensilvânia.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php