Um pórtico inspirado na caligrafia tradicional chinesa

O colectivo de design Penda criou o Blossom Gate, um pórtico de entrada com uma arquitectura dramática para um jardim de flores na cidade chinesa de Xiangyang. Inspirado na caligrafia tradicional chinesa, o pórtico conceptual é formado por camadas sobrepostas de bambu seco e curvado na forma de pinceladas.

Vencedor de uma competição de design em 2013, o Blossom Gate desafia a noção tradicional de pórtico como uma divisão física e reinventa o conceito como algo de ligação e junção social.  Tal como muitas outras obras do atelier, este pórtico celebra a utilização do bambu como material de construção, utilizando no quadro interno e na fachada.

O Blossom Gate está localizado à entrada do maior jardim de flores de murta da cidade de Xiangyang. Por baixo do pórtico existem bancos e escadas, que criam um novo espaço social. Encarado como um grande marco arquitectónico da cidade, os arquitectos propuseram uma variedade de actividades recreativas que o Blossom Gate pode albergar, tais como mercados de fim-de-semana, sessões de cinema ao ar livre e concerto.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta