Triton

Muitas vezes, a realidade imita a ficção e parte dos objectos visionários utilizados nos filmes e livros de ficção científica tornam-se verdadeiros. A inspiração do designer Jeabyun Yeon, da Coreia do Sul, não chegou de um filme de ficção científica mas de James Bond: um respirador que permite a qualquer pessoa mergulhar calmamente, como se fosse um peixe.

O gadget chama-se Triton e deixa-nos respirar debaixo de água sem garrafas de oxigénio, num conceito com dois braços ou ramos que funcionam como guelras que separam o oxigénio, libertando a água para que qualquer pessoa possa respirar continuamente, enquanto mergulha.

Segundo o designer, o Triton “transforma, instantaneamente, o seu utilizador num peixe-homem”. A máscara actua como uma guelra de peixe, extraindo oxigénio da água para que o seu utilizador continue a respirar.

A máscara utiliza um microcompressor muito pequeno mas poderoso, comprimindo o oxigénio e armazenando-o em tanques. Por outro lado, o gadget funciona com uma microbateria – cerca de 30 vezes mais pequena que uma bateria normal.

Jeabyun Yeon diz que o conceito vai mudar a forma como as pessoas abordam a água, mas  ainda não conseguimos perceber de que forma o Triton vai mudar – para positivo – a nossa biodiversidade marinha.

Um dia, o Triton poderá tornar obsoleta a garrafa de mergulho, mas esse dia ainda estará longe. Veja algumas fotos do gadget.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta