40 milhões de pessoas em risco nos EUA. Motivo? Aquecimento global

rio colorado

40 milhões de pessoas estão em risco de seca nos EUA. Tudo graças às consequências directas que o aquecimento global está a provocar no Rio Colorado, o mais importante curso de água do sudoeste norte-americano. Com uma bacia hidrográfica de 632.000 km², o Rio Colorado corre sérios riscos de ver o seu caudal reduzido em mais de um terço até ao virar do século.

A informação é avançada pelos investigadores em hidrologia Brad Udall, da Universidade estadual do Colorado, e Jonathan Overpeck, da Universidade do Arizona, que alertam para os riscos que a zona corre. Desde 2000, a região sofre as consequências de uma seca intensa, o que provocou uma queda no volume do rio na ordem dos 19%.

Mas não foi apenas a seca severa que assolou a região a única culpada desta situação. No estudo publicado recentemente na revista Water Resources Research, este grupo de investigadores defende que também as alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global estão a desempenhar um papel crucial. No imediato, o aquecimento global está a provocar uma acentuada redução da humidade da bacia aquífera do Colorado, com os cursos de água, bancos de neve, plantas e solo a serem directamente afectados.

Com mais de 16 mil metros quadrados, o Rio Colorado fornece água a cerca de 40 milhões de pessoas, que construíram as suas vidas naquele local. Segundo os investigadores, caso a tendência actual não se altere, as cidades abrangidas por este rio que se estende ao longo de sete estados norte americanos ficarão em sérias dificuldades.

As projecções destes cientistas, agora publicadas na revista Water Resources Research, tiveram em conta a temperatura, a precipitação e o volume de água da bacia entre 2000 e 2014. Posteriormente estas informações foram cruzadas com os dados históricos, como os registos de temperatura e precipitação desde 1896 e os registos do caudal do rio desde 1906.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php