15 mistérios da humanidade

Foto: via Creative Commons

A ciência é, por definição, misteriosa. Mas há mistérios mais enigmáticos que outros, segundo o Gadget Pics, que elaborou uma lista de 15 temas que tiram o sono a milhares de cientistas de todo o mundo.

1.Extinção da megafauna- Há muito que o elefante é o maior animal terrestre do mundo, mas nem sempre foi assim. Há não muitos séculos, animais como os mamutes andavam pelo Planeta, até que desapareceram inexplicavelmente. As duas principais teorias colocam as alterações climáticas ou a caça como as grandes culpadas da sua extinção, mas não há provas indesmentíveis de nenhuma das duas.

2.Vida extraterrestre- A maioria dos cientistas diz que é quase impossível que nós, humanos terráqueos, sejamos os únicos seres inteligentes do mundo. E o leitor, o que pensa sobre o assunto?

3.Matéria negra e energia negra- A matéria negra ocupa 80% da massa do Universo, mas ainda não sabemos o que é. A energia negra ainda é uma forma hipotética de energia que terá 70% do universo, mas os cientistas ainda não sabem ao certo o que ela faz.

4.Origem da vida- É uma das grandes questões sem resposta da Humanidade. Como é que se formou a vida?

5.Migração dos animais- Tomamos por normal a migração animal, que é absolutamente perfeita. Mas os cientistas apenas percebem parte desta acção. Não sabem, por exemplo, como é que a borboleta-monarca faz uma viagem de 2.400 quilómetros uma vez por ano, apesar de a sua esperança média de vida ser de apenas dois meses. Se nos outros animais poderíamos falar de um conhecimento que passa de geração em geração, não é este, certamente, o caso.

6.Ilusão lunar- Por que razão a lua parece maior quando está perto do horizonte?

7.Matéria e anti-matéria- Depois da criação do Universo, restou muito mais matéria do que anti-matéria, que são o oposto, e os cientistas ainda não encontraram um bom argumento para o justificar.

8.Gravidade- O mistério da gravidade é recente e foi despoletado por uma maçã a cair na cabeça de Isaac Newton. E permanece.

9.Deriva continental- No princípio existia um grande continente, a Pangea, até que a Terra adquiriu, depois de milhões e milhões de anos, este mapeamento. Mas os cientistas ainda não conseguiram saber como funciona ou funcionou todo este processo – ou o que está realmente a acontecer com o nosso Planeta.

10.Lítio- Existe entre duas a três vezes menos lítio no Universo do que deveria existir, e os cientistas não conseguem perceber porquê.

11.Dualidade onda-corpúsculo- Tecnicamente, a luz é onda e partícula, e este é um dos grandes mistérios da ciência.

12.Fim do Universo- Os cientistas acreditam que o Universo foi criado pelo Big Bang, mas desconhecem como ou quando irá acabar.

13.Dormir- Por que razão alguns animais não precisam de dormir? E por que razão nós precisamos? Se os nossos corpos precisam de recuperar, por que razão os de alguns animais não têm essa necessidade?

14.Velocidade da luz- Até há pouco tempo julgava-se que a velocidade da luz era considerada o limite universal de velocidade, mas teorias recentes colocaram-na em causa.

15.Impressão digital- Os cientistas ainda não conseguiram perceber para que servem as impressões digitais.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta