vulcão etna

Situado na ilha de Sicília, na Itália, o vulcão Etna voltou a entrar em erupção nos últimos dias. Tido como o maior e mais activo vulcão da Europa, o Etna volta agora a estar nas bocas do mundo depois de na passada 3ª feira ter provocado fantásticas explosões naturais, bem como a emissão de cinzas e lava.

As autoridades locais, pela mão do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da cidade siciliana de Catânia, já vieram a público esclarecer que para já as comunidades a viver na região não estão sob qualquer risco.

Pelas redes sociais começam também a ser partilhadas algumas imagens e vídeos que mostram a força imensa deste fenómeno natural. Em algumas fotografias é mesmo possível observar os jactos de lava expelidos do vulcão Etna durante a última madrugada, que alcançaram as várias centenas de metros de altura.

Para já a maior actividade parece estar concentrada na zona superior do vulcão, com o derrame de alguma lava a acontecer, descendo em direcção ao pico do Monte Frumento Supino. Para já não há relatos de consequências directas para as populações a viver em redor do Etna, com o aeroporto da cidade de Catânia, a alguns quilómetros do vulcão, a funcionar sem qualquer restrição.

Com 3,322 metros de altura, o vulcão Etna está localizado na parte leste da ilha de Sicília, bem no centro das províncias de Messina e Catânia.

 Foto: Antonio Parrinello/Reuters

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta