De jornais antigos a produtos magníficos em madeira

Como os jornais voltam à madeira

Quando, durante uma aula da Design Academy de Eindhoven, na Holanda, a estudante Mieke Meijer foi incentivada a desenvolver um trabalho sobre a madeira, ela pensou seriamente no ciclo da madeira e papel. A madeira é utilizada para produzir papel mas, a partir desse momento, este último apenas pode ser reciclado noutros produtos ligados ao papel.

Meijer viu nesta equação um desafio e decidiu de levar o papel de volta à madeira, através de um longo processo que envolve colar as páginas num rolo, de forma maciça, e que lhe permite construir uma espécie de tronco.

O material resultante deste processo mostrou-se durável e pode ser lixado, pregado e cortado com uma serra – tal como se fosse madeira. Depois do trabalho ter sido entregue, Meijer meteu a ideia na gaveta – ou seja, no seu portfólio – e partiu para novos projectos profissionais.

Ao ver o portfólio da jovem holandesa, a empresa Vij5 interessou-se pela ideia e desafiou Meijer a entrar, com ela, na Semana do Design da Holanda.

Entusiasmada com o processo e a resposta do público, a Vij5 decidiu criar, em conjunto com Meijer, uma linha de produtos chamada Newspaper Wood. Os produtos foram desenhados por um grupo de jovens designers e incluíam secretárias, guarda-fatos, cómodas, armários, quadros, candeeiros, bancos e até colares.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php