A invulgar amizade entre um agricultor e os seus 1.200 porcos

Um homem e os seus porcos

Toshiteru Yamaji, fotógrafo japonês, passou uma década a fotografar um agricultor japonês chamado Otchan. À primeira vista, passar dez anos a fotografar um agricultor da região nipónica de Kagawa pode ser uma escolha estranha. Contudo, o projecto de Ymaji “Pigs and Papa” esclarece essa escolha pouco inequívoca.

Otchan vive com cerca de 1.200 porcos e muitos são companheiros, animais de estimação e companheiros de sesta. E é esta relação entre Otchan e os seus animais que o fotógrafo japonês passou dez anos a retratar. “Ao passo que o processo de cultivo tende a tornar-se completamente automático ao longo da cadeia de produção em massa e consumo, esta família desempenha este processo manualmente, dando o seu amor a cada porco”, escreve a Foil Tokyo, galeria que alberga a exposição de Yamaji, citada pelo Huffington Post.

Yamaji, que anteriormente era funcionário público na cidade de Kagawa, começou a fotografar Otchan em 1997. Em 2009, autopublicou o projecto fotográfico em livro, que ganhou o Japan Self-Publishing Award.

“Pigs and Papa” documenta os momentos íntimos entre Otchan e os seus porcos de sol a sol, dando um vislumbre de um relacionamento verdadeiro que parece decorrer num outro tempo.

Fotos: Toshiteru Yamaji

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php