criança na natureza

A Associação Integrar e o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) iniciaram um projecto-piloto de integração de crianças migrantes, denominado “A nossa casa é verde”, que irá decorrer até ao final do ano lectivo.

As crianças e jovens afastados dos seus países de origem, em conjunto com os seus colegas portugueses, vão estar em contacto directo com a diversidade de plantas presentes no JBUC e na Quinta dos Olivais, aprendendo e partilhando as suas experiências de forma a valorizar a experiência e o conhecimento botânico das comunidades deslocadas.

Este projecto-piloto está a ser desenvolvido com duas turmas do agrupamento Coimbra Centro, parceiro da Integrar e do JBUC, uma do 4º ano da EB1 de Almedina e a outra do 5º ano da EB2/3 Silva Gaio, envolvendo mais de 30 alunos de diversas nacionalidades.

As actividades serão realizadas em diversos contextos, desde a sala de aula a actividades ao ar livre de exploração da natureza e das plantas no JBUC e na Quinta dos Olivais, incluindo também uma excursão para a observação de diferentes habitats.

O projecto é financiado através do Programa Integra da Ciência Viva e conta com o apoio da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra.

Foto: Renata Stort / via Conexão Planeta

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta