7 benefícios desconhecidos da cenoura

A cenoura pertence ao grupo de alimentos com “efeitos promissores” na prevenção de alguns tipos de cancro, segundo assinala a Organização Mundial de Saúde.  Sendo um dos vegetais mais produzidos no mundo, a cenoura é muitas vezes desvalorizada pela população. A Ásia é o maior produtor do mundo, seguido da Europa e dos EUA. Fique com as dicas da nutricionista Carmen Garcia Torrent, licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, que elaborou a lista dos sete benefícios da cenoura.

1- Os aromas da cenoura estimulam o apetite.

2- Consumi-la crua fortalece os dentes e gengivas. Comer vegetais crus como a cenoura melhora a corrente sanguínea bocal e evita que as bactérias se instalem nos dentes. Além disso, o flúor, presente em alimentos como a cenoura, espinafre ou maçãs, é um mineral essencial para manter o bom estado do esmalte dentário e previne as cáries dentárias.

3- Ajuda a combater a constipação e dor de estômago por intoxicação. Graças ao seu elevado teor de fibras, previne a prisão de ventre. Além disso, acalma o excesso de acidez devido a minerais como sódio, cloreto, potássio e vitamina B. Portanto, é um alimento altamente recomendado se sofre de gastrite.

4- Devido ao seu elevado conteúdo em água, é diurética e ajuda na desintegração dos cálculos renais.

5- Rica em potássio e fósforo, é um excelente alimento para mentes cansadas e para acalmar.

6- Fortalece as unhas e cabelos, aumentando o brilho. As células-mãe da cenoura são ricas em betacaroteno, também chamado de pró-vitamina A, que no corpo se transforma em retinol ou vitamina A. Estas compostos reparam as células danificadas pelos efeitos ambientais, e, assim, fortalecem e revitalizam as unhas e cabelos. A vitamina A ajuda na produção de sebo, benéfico para o couro cabeludo.

7- Melhora a qualidade do leite materno. O betacaroteno e a vitamina A melhoram a quantidade biológica do leite materno, segundo Mario García, médico em Farmácia e especialista em Segurança Alimentar. A ingestão de betacarotenos, minerais e enzimas da cenoura favorecem a produção saudável do leite materno.

E, sim, a cenoura também é boa para os olhos. A ingestão diária de cenoura é especialmente recomendada em casos de perda da acuidade visual e cegueira crepúsculo (dificuldade para enxergar à noite ou com pouca luz). A OMS acredita que deficiência de vitamina A é a principal causa de cegueira infantil nos países em desenvolvimento.

Foto: via Creative Commons

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta