Qual a importância dos rótulos nutricionais na nossa alimentação?

rotulo

O crescente interesse pelas questões relacionadas com alimentação e saúde são hoje uma constante, e um factor determinante das escolhas alimentares que fazemos, acentuando o interesse e a importância de conhecer e saber interpretar a rotulagem nutricional dos produtos que compramos.

A rotulagem alimentar consiste num conjunto de menções e indicações, marcas, imagens ou símbolos, referentes a um determinado género alimentício, que figurem em qualquer embalagem, documento, aviso, rótulo, anel ou gargantilha que acompanhem ou se refiram a esse género alimentício. Segundo a plataforma Protege o que é bom, o rótulo ou a embalagem na qual o produto é vendido devem fornecer todas as informações que nos permitam conhecer o produto e fazer escolhas conscientes, existindo informações que têm um carácter obrigatório e outras que são opcionais.

A rotulagem é uma ferramenta fundamental no acesso dos consumidores à informação sobre os géneros alimentícios, permitindo-lhes realizar escolhas mais conscientes e informadas e efectuar uma utilização mais segura e adequada dos produtos.

A rotulagem alimentar e nutricional é de extrema importância, na medida em que permite aos consumidores fazerem escolhas alimentares mais adequadas às suas necessidades e preferências, contribuindo igualmente para um correcto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos.

A entrada em aplicação do Regulamento (UE) N.º 1169/2011 e do Decreto-Lei 26/2016, coloca novas obrigações e responsabilidades aos operadores do sector alimentar em matéria de informação sobre os géneros alimentícios.

Para informar os consumidores e apoiar os produtores, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), com apoio da Tetra Pak e da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), desenvolveu o documento “Rotulagem Alimentar – Um Guia para uma escolha consciente” em formato de e-book através do qual pretende guiar consumidores e produtores contribuindo para escolhas alimentares mais conscientes e decisões informadas.

 Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php