sumos

Os consumidores procuram, cada vez mais, produtos funcionais que possam reduzir o risco de doenças ou que promovam uma boa saúde. Globalmente, 61% dos consumidores inquiridos no recente estudo Juice Index da Tetra Pak referem estar interessados em produtos com benefícios comprovados para a saúde, enquanto três em cada dez estão interessados em bebidas premium, com benefícios funcionais que aliviem o stress.

Os sumos funcionais estão, claramente, em ascensão: o número de novos produtos direccionados para este segmento cresceu 31% entre 2012 e 2015. Em 2015, estes lançamentos abrangeram uma grande variedade de áreas: benefícios para o sistema imunitário (22%), para o coração (12%), para melhorar a digestão (11%), a saúde óssea (8%) ou a saúde do cérebro (6%), e sumos que apresentam benefícios para a pele (4%).

Na categoria “mais” ou seja, produtos enriquecidos (com um incremento de 6%), os alimentos enriquecidos com vitaminas ou minerais são os líderes incontestados (69%). No estudo, também os sumos enriquecidos com vitaminas obtiveram um resultado muito significativo (terceiro globalmente, com 55%). Outros estudos sugerem que quase 28% dos consumidores estão “muito dispostos” a pagar mais por estes produtos, com os consumidores mais jovens e os mercados emergentes a apresentarem os valores mais elevados.

Lançamentos muito populares nesta categoria “mais” incluem também os produtos com elevado teor ou adição de fibras (19%), alimentos enriquecidos com cálcio (10%) ou com elevado teor em proteínas (2%).

Contudo, é de sublinhar que a categoria “menos” (alimentos aos quais lhes foram retirados determinados compostos) também têm registado um forte crescimento global (42%), com os produtos de baixo ou reduzido teor em açúcar a dominar, com 79%.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta