Suécia: neste centro comercial produtos novos não entram

Um centro comercial muito especial, onde o consumo sustentável é rei

Encontrar lojas que vendem produtos em 2ª mão é, felizmente, uma prática cada vez mais comum nos dias que corre. A cidade sueca Eskilstuna decidiu levar esta ideia um pouco mais a sério e criou o primeiro centro comercial do mundo onde só são vendidos artigos em 2ª mão.

No “ReTuna Recycling Galleria” todos os produtos à venda têm uma história para contar. “Coisas que podem estar apenas um pouco partidas ou a ocupar espaço em sua casa, não precisam de ir para o lixo. Elas podem ser encaminhadas para a reciclagem na nossa central de recuperação, para ganharem nova vida”, explica a equipa responsável por este fantástico projecto.

Produtos em 2ª mão ainda em bom estado, ou então artigos que precisam de algum trabalho de restauro são bem-vindos, podendo a comunidade deixar no local alguma da “tralha” que por um ou outro motivo já não serve um propósito inicial.

Depois de passarem por uma vistoria inicial, os artigos em 2ª mão são redistribuídos pelas 14 lojas deste inovador centro comercial, que vai posteriormente colocar à disposição dos clientes produtos como vestuário, acessórios, artigos desportivos, mobiliário e até mesmo materiais de construção.

Segundo os responsáveis por esta superfície comercial, a ideia central deste projecto passa por uma redução consciente do consumo desenfreado tão característico da sociedade actual. Como consequência, as matérias-primas e recursos naturais seriam poupados, tal como a quantidade de energia e emissões de dióxido de carbono utilizadas.

“A sustentabilidade não é sobre guardar e consumir menos, mas fazer mais com os recursos que já temos”. Um restaurante que vende apenas alimentos produzidos de forma biológica é a cereja no topo do bolo para este espaço incrível.

Foto: ReTuna Recycling Galleria

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php