100 mil fraldas deram origem a uma estrada no País de Gales
No País de Gales, 100 mil fraldas foram recicladas e ajudaram a pavimentar uma estrada de 1,6 quilómetros na vila de Llanarth. As fraldas foram lavadas, trituradas e transformadas em pellets, sendo depois misturadas com asfalto para pavimentar a estrada.
A ideia foi implementada com a ajuda da NappiCycle, uma empresa nacional que recicla fraldas e dá-lhes uma nova vida, transformando-as em pellets de fibra. Estas dão origem a vários materiais, como painéis de construção e bases para copos.
As fraldas descartáveis são um grande inimigo do ambiente, não só pelos gases poluentes que emitem durante o seu fabrico, mas também pelo tempo que levam a decompor-se num aterro sanitário – cerca de 500 anos. Estima-se que um bebé utiliza, no mínimo, 1500 fraldas por anos. Só no País de Gales, são deitadas ao lixo perto de 140 milhões de fraldas descartáveis por ano.
As autoridades estão agora a avaliara amostras do pavimento, para confirmar se a mesma não compromete a segurança da estrada e respeita os padrões ambientais.
Para Jason Hallett, professor de tecnologia química sustentável no Imperial College London, afirma que a iniciativa “não torna as estradas mais verdes”, no entanto, refere que “provavelmente oferece mais opções de utilização para o plástico das fraldas no fim de vida, por isso, torna estes produtos menos prejudiciais ao meio ambiente”.