16 mil já assinaram petição “por um circo mais humano”



16 mil pessoas já assinaram a petição “Por um circo mais humano” criada pela associação ANIMAL, entregue esta terça-feira na Assembleia da República.

Empenhados em sensibilizar a sociedade civil para o problema dos animais utilizados nos circos, responsáveis da associação ANIMAL reuniram com deputados do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Bloco de Esquerda, Partido Ecologista Os Verdes e PS.

Alertar os vários grupos parlamentares para o risco que estes animais correm, na esperança que daí surjam projectos-lei que salvaguardem os seus direitos, foi o objectivo desta reunião parlamentar.

No primeiro trimestre de 2018 a petição seguirá então para o Presidente da República, numa tentativa da associação de dar tempo aos grupos parlamentares para colocarem esta questão nas suas agendas políticas.

No cenário legislativo actual está proibida a utilização e reprodução de primatas, com leões e tigres – a título de exemplo- a não verem os seus direitos salvaguardados, continuando a ser alvo de reprodução forçada nos circos.

E se no papel, a teoria diz que na sequência de uma queixa os animais deverão ser retirados das imediações do circo, a pratica está longe disso. Para Rita Silva, presidente da Animal, isto acontece porque não há uma “rede de acolhimento” ou santuário com capacidade para acolher animais de circo, como leões ou tigres.

A petição “Por um circo mais humano” pode ser assinada aqui.

Foto: mattomato1 / flickr





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...