Alerta: Cozinha chinesa está a levar à extinção de 30 espécies de tubarão

O apetite chinês pela sopa de barbatana de tubarão está a levar à extinção de cerca de 30 espécies de tubarão, alertou anteontem Ding Liguo, um delegado à Assembleia Nacional Popular daquele país e um dos empresários mais ricos da China.

De acordo com Liguo, os chineses – do continente, Taiwan, Hong Kong e Macau – são responsáveis pelo consumo de 95% das barbatanas de tubarão que se comem, todos os anos, no mundo.

“[É um negócio] que gera lucros enormes e encoraja uma sobre-pesca e um brutal abate de tubarões”, explicou Liguo, de 36 anos e CEO da Delong Holdings Limited, que opera na indústria do aço.

A sopa de barbatana de tubarão é um petisco muito apreciado na China, sobretudo pela classe alta, visto ser uma refeição bastante cara.

Aliás, a própria China já desenvolveu algumas campanhas contra o consumo de tubarão, mas até agora poucos ou nenhuns impactos tiveram.

“Só com legislação própria se pode travar o comércio de barbatanas de tubarão e reduzir o abate dos animais”, defendeu Ding Liguo na Assembleia Nacional Popular.

A Assembleia Nacional Popular é o supremo órgão de poder, na China, e encontra-se até segunda-feira na sua reunião anual.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php