Aveiro vai ligar concelho com 107 quilómetros de ciclovias

Aveiro vai ligar concelho com 107 quilómetros de ciclovias

Aveiro prepara-se para reforçar o forte investimento que tem feito, nos últimos anos, em modos de transporte suaves, com a construção de mais 107 quilómetros de ciclovias, que ligarão dez concelhos que se encontram ligados pela ria.

O projecto está a ser gerido pela Polis da Ria de Aveiro – que vai adjudicar o projecto – e chegará aos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Oliveira do Bairro, Ovar, Mira, Murtosa e Vagos.

De acordo com o Menos Um Carro, o novo corredor de bicicletas irá contribuir para reforçar a oferta ambiental e turística da região, sendo certo que irá percorrer os dez concelhos através de um percurso contínuo ao longo da ria.

Esta Via Ecológica Ciclável foi aprovada ontem, em conselho de administração, pela Polis Litoral Ria de Aveiro. “Esta via [prevê a criação] de infra-estruturas para o uso da bicicleta, associadas ao desporto, lazer e turismo na envolvente da Ria de Aveiro”, explica a polis local.

Para além da construção de vias cicláveis, o projecto prevê ainda a adaptação dos percursos existentes – e que têm uso decorrente da actividade agrícola – a percursos mistos; a colocação de sinalização vertical e informativa (turística e ambiental); a criação de zonas de descanso e contemplação paisagística e a requalificação das envolventes da via.

A área de intervenção da Polis estende-se por 37 mil hectares da Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro e prevê a requalificação e valorização de 60 quilómetros de frente costeira e 128 quilómetros de frente lagunar.

A cidade de Aveiro, recorde-se, lançou há dias um vídeo a promover a sua associação à bicicleta. Com o slogan “Aveiro escolheu a bicicleta”, o vídeo promove o projecto Lifecycle e tenta demonstrar como, em Aveiro, a bicicleta está presente em todas as etapas da vida dos seus cidadãos.

“Não existe o certo ou o errado” – pode ouvir-se no vídeo promocional – “não existe o bem ou o mal, existe aquilo que tu escolhes fazer. Tudo na vida são opções, tu escolhes o caminho, o trajecto, como chegas. E só no final saberás como e onde chegaste. Aveiro escolheu a bicicleta”.

Pode rever o vídeo aqui.

Comentários (Facebook):

Patrocinadores

css.php