Funchal e Guimarães entre os 21 finalistas para projecto regional mais inovador da Europa

Funchal e Guimarães entre os 21 finalistas para projecto regional mais inovador da Europa

As cidades do Funchal e Guimarães estão representadas nos finalistas do RegioStars Awards, que premeiam o projecto regional mais inovador da Europa.

Confira todos os finalistas neste link.

Guimarães está nos finalistas com o projecto Expertissues, um instituto europeu de excelência na área da engenharia de tecido e medicina regenerativa. O projecto foi financiado em 4,5 milhões de euros de 2005 a 2009. Destes, cerca de 3,1 milhões foram através de fundos europeus.

Hoje, colaboram com o Expertissues cerca de 125 pesquisadores de 20 nacionalidades diferentes. O projecto é finalista na categoria de “Networking e Iniciativas de Cluster como Suporte ao Crescimento Regional e Acesso das PME aos Mercados Globais”.

Por sua vez, Funchal está presente nesta lista restrita com o projecto Civitas Mimosa, de inovação em mobilidade sustentável. O projecto iniciou-se em Outubro de 2008 e decorre até Dezembro de 2013, obtendo um total de 2,8 milhões de euros de financiamento, dois milhões deles fundos europeus.

Desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Regional, o objectivo deste projecto é aumentar o número total de passageiros dos transportes públicos, aumentando também o seu nível de satisfação.

O projecto pretende ainda melhorar a eficiência do sistema de transportes, promovendo uma mudança positiva de atitude no caminho da mobilidade sustentável – bicicletas, andar a pé e carsharing.

Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia que divide os mais inovadores projectos em quatro prémios de duas categorias principais: competitividade económica ao nível regional e economia de baixo carbono num contexto urbano.

A Comissão Europeia preparou, em paralelo, um outro concurso, dedicado à comunicação e informação. No concurso, que tem dez finalistas, há uma outra região portuguesa seleccionada, a Ilha do Faial, que concorre na categoria de “Melhor Foto Promocional de um Projecto Co-Financiado” [na imagem]. O projecto reconstruiu o farol da Ponta dos Capelinhos.

Esta iniciativa não concorre com as 21 regiões que estão na luta para o projecto mais inovador da Europa, adiantou ainda a Comissão Europeia.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php