Limpar Portugal recolheu 1500 toneladas de lixo e já prepara mega edição para 2012

A segunda edição do Limpar Portugal recolheu 1500 toneladas de lixo, de acordo com a informação avançada pelo porta-voz da AMO Portugal (Associação Mãos à Obra) ao jornal Público.

No ano passado, recorde-se, o Limpar Portugal tinha recolhido 50 mil toneladas de lixo, beneficiando da ajuda dos cerca de 100 mil voluntários que responderam ao apelo da organização.

De acordo com a AMO Portugal, este ano aderiram à iniciativa cerca de nove mil voluntários.

A quantidade de resíduos já contabilizada – plástico, vidro, lixo orgânico, madeiras, pneus, garrafas, colchões ou sofás – foi recolhida, sobretudo, na mata do Bom Jesus, em Braga, e em lixeiras de Oliveira de Azeméis e Oliveira do Barro.

“Este ano não tivemos muitas situações de limpeza, mas sobretudo acções de sensibilização”, adiantou Carlos Evaristo.

Ainda na sexta-feira, os organizadores do Limpar Portugal afirmaram que o próximo grande objectivo passa por associar a iniciativa ao Let’s do it world!, um projecto que pretende limpar o Planeta e que se realiza em 2012.

Já aderiram ao Let’s do it world! a Letónia, Lituânia, Roménia, Eslovénia, Portugal, Ucrânia e Holanda, sendo certo que outros países vão juntar-se à iniciativa nos próximos meses.

O objectivo é colocar milhares de voluntários a recolher lixo, em vários países, a partir de 24 de Março. “Pretende-se uma acção concertada a nível mundial, mas são coordenações nacionais independentes”, explicou Carlos Evaristo à Lusa.

Deixar uma resposta

3 comments

  1. Ana Ruivo

    Gostaria de realçar a baixa adesão de voluntários na 2ª edição do Vamos Limpar Portugal. Foi pena que todas as Câmaras Municipais não se tivessem envolvido e cativado os seus concidadãos. Só com organização é que pode haver resultados. Temos de saber onde nos reunir, o que precisa ser limpo e quem trata do lixo que recolhemos levando-o para as lixeiras ou reciclagem. Inscrevi-me como voluntária, mas não fui informada sobre o que se organizou na 2ª edição. Gostaria que em 2012 houvesse maior envolvimento e participação. Afinal há muito por fazer e para melhorar neste canto da Europa. Vamos lá. Mãos à Obra.

Patrocinadores

css.php