Os planos de Leiria para se tornar numa eco-cidade

Os planos de Leiria para se tornar numa eco-cidade

O encerramento de várias ruas do centro histórico ao tráfego automóvel é uma das várias acções que a Câmara Municipal de Leiria vai tomar para melhorar o ambiente e qualidade de vida da cidade.

De acordo com o Menos Um Carro, a estratégia para tornar Leiria numa eco-cidade foi apresentada esta semana pelo vereador com o pelouro do Ambiente, António Martinho, e passa não só pela pedonalização de várias ruas e redução do tráfego automóvel, mas também pela criação de mais espaços para pedestres, entre outras acções para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.

“O propósito final do projecto eco-cidade é devolver a cidade aos cidadãos e tornar a capital do distrito numa cidade mais agradável, ecologicamente mais sustentada e uma cidade, sobretudo, onde o cidadão tenha prazer em se deslocar, em viver”, explicou António Martinho, citado pelo jornal Sol.

De acordo com o jornal, as ruas do centro histórico do Leiria vão ser encerradas ao tráfego automóvel de forma gradual, sendo que a Avenida Heróis de Angola e a Rua Mouzinho de Albuquerque – vias utilizadas pelos automobilistas para atravessarem a cidade – vão passar a ter apenas uma faixa de rodagem, com os passeios a ocuparem o resto da área.

Segundo António Martinho, porém, ainda não existe uma data para o início da implementação do projecto. “[Primeiro] Leiria tem que ter as zonas circulares [rodoviárias] perfeitamente funcionais e terão ainda de estar concluídos os trabalhos de requalificação do espaço público”, afirmou o responsável.

Leiria, que apresentou recentemente um projecto para a construção de uma rede ciclável – que porém não ficará concluída antes de 2012 – tem tido várias iniciativas pró-ambientais, sobretudo ligadas à utilização da bicicleta como meio de transporte diário.

Recorde-se que a cidade aderiu também ao evento A Hora do Planeta, do qual já falámos no Green Savers.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php