Plumen, a nova lâmpada que une a ecologia ao design

Plumen, a nova lâmpada que une a ecologia ao design

O designer britânico Samuel Wilkinson e a marca Hulger desenharam uma nova lâmpada que combina o apelo estético com a responsabilidade ecológica.

A lâmpada chama-se Plumen, venceu o Brit Insurance Design of the Year – na categoria de Produto e no global – e utiliza menos 80% de energia que as lâmpadas normais, durando cerca de oito vezes mais que as incandescentes.

“A Plumen dá-nos a possibilidade de comprarmos um produto ecológico com estilo. Funciona como qualquer outra lâmpada ecológica, mas tem uma presença muito maior”, explicam os responsáveis pelo produto neste site.

“Reconhecemos que, em termos de design, as lâmpadas de baixo consumo têm ainda um longo caminho a percorrer. Este não é o ponto culminante, mas sim, o começo de algo”, comentou o publicitário Will Self, membro do júri.

“Todos conhecem os benefícios das lâmpadas de baixo consumo, que poupam energia e dinheiro, mas ninguém está disposto a comprá-las. A maior parte da pessoas apenas as utilizam porque são obrigados, por lei, a fazê-lo”, explicou Michael-George Hemus, director-geral e fundador da Hulger, acrescentando que a ideia para a Plumen surgiu em 2007, quando os seus inventores se perguntaram porque razão não tinha sido ainda criada uma lâmpada ecológica e fashion.

“Quisemos que esta lâmpada tivesse mais a ver com desejo do que com a ecologia, dar novamente um pouco de poesia ao objecto”, revelou, por sua vez, Samuel Wilkinson.

“Uma das grandes vantagens da Plumen é que, por causa do seu design, as pessoas estão dispostas a pagar mais por elas e isso dá-nos a possibilidade de investir em melhores produtos que a maior parte das outras marcas”, esclareceu Michael-George Hemus.

Finalmente, os designers estranham o facto de, com tantas marcas a fabricar lâmpadas de baixo consumo, existirem apenas três designs no mercado. “A Plumen procura responder a este problema”, concluiram.

Cada Plumen custa 30 euros e pode ser encomendada, para Portugal, neste link. Para o mercado brasileiro ainda não é possível comprar a Plumen online, mas está para breve esta possibilidade.

Brit Insurance Design of the Year Award winners 2011 from Dezeen on Vimeo.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

  1. Fabiana

    Fantástico!!

Patrocinadores

css.php