Portugal chega finalmente ao Silicon Valley

As empresas portuguesas de base tecnológica estarão, a partir de Abril, mais perto do histórico centro de inovação norte-americana Silicon Valley, com a inauguração de um pavilhão português numa incubadora de empresas já presente naquele local.

Assim, haverá uma presença portuguesa na incubadora “Plug and Play Tech Center”, que irá disponibilizar às empresas contactos – com capital de risco ou parceiros tecnológicos – e exposição ao mercado.

A ideia está a ser pensada há um ano e começou a ganhar forma com um périplo de empresas tecnológicas portuguesas pelos Estados Unidos. Este périplo, aliás, vai repetir-se este ano, de 12 a 20 de Março e entre Boston e o próprio Silicon Valley.

“É um sítio onde as empresas podem bater à porta quando chegam a Silicon Valley”, explicou à Agência Lusa o director da consultora Leadership, Carlos Oliveira, que tem trabalhado em conjunto com o Aicep.

As empresas alvo da iniciativa são as start-up mas também as “pequenas e de elevado potencial de crescimento”.

“Se ligarmos as nossas empresas, o nosso ecossistema, a estes hiperclusters, como Silicon Valley ou Singapura, dentro de dez anos vamos ter muito mais sucesso nos investimentos que fazemos”, explicou Carlos Oliveira.

No ano passado, foram 27 as empresas que participaram neste roadshow norte-americano, um número que será duplicado este ano.

Paralelamente, o Aicep vai lançar a campanha “Portugal Innovate with Us”, que visa dar visibilidade às empresas portuguesas e proporcionar contactos com entidades norte-americanas em todo o país. Previstas estão já as participações em feiras automóveis (como Detroit) e eventos de energia eólica (Nova Iorque e Califórnia, em Maio).

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php