Antuérpia: antigas estações de metro e esgotos abandonados transformadas em museu?

Antuérpia: antigas estações de metro e esgotos abandonados transformadas em museu?

Os longos quilómetros de túneis esquecidos de Antuérpia, na Bélgica, poderão ser transformados, nos próximos anos, em museus arqueológicos, caso a proposta de Jon Martin, da Universidade do Nebraska, seja agarrada pelo município.

Na verdade, a proposta é meramente académica, visto o projecto fazer parte da tese de mestrado de Martin, mas poderá fazer sentido para uma cidade famosa pelos seus túneis subterrâneos, desde esgotos abandonados e passagens de metro encerradas.

De acordo com Martin, este projecto é inspirado no livro Austelitz, de W.G. Sebald, e explora as fundações arquitectónicas de Antuérpia, a sua arqueologia e cinema.

O livro baseia-se na arquitectura como uma narrativa – aqui começa a inspiração de Martin para o projecto. O arquitecto propõe-se a transformar os túneis abandonados por baixo da estação central de Antuérpia num Museu da Auto-Arqueologia. Aí, os visitantes do museu podem circular de um lado para o outro, perto de uma piscina, e entram na primeira galeria.

Esta – um longo túnel com três caminhos diferentes – lida com o tema do obscuro. No final desta primeira galeria, os visitantes chegam à galeria principal, cujo tema principal é a arqueologia. Aqui, os visitantes poderão perceber melhor a história da arquitectura da cidade através da narrativa da sua fundação.

Depois da galeria principal, os visitantes viajam até um túnel com uma tela cinematográficas que projecta acontecimentos históricos. Aí, podem entrar noutro longo túnel, recheado de arquivos históricos, até regressarem à entrada.

O Inhabitat diz que transformar os túneis esquecidos de Antuérpia num museu “revive o passado da cidade e ilumina os seus residentes e visitantes”. E torna útil “um espaço abandonado”.

Ainda assim, e apesar de toda a magnitude o projecto, não nos parece que o município de Antuérpia avance para ele. Qual a sua opinião?

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php