BCSD Portugal vai avaliar desempenho sustentável das empresas. Resultados já em Janeiro.

O BCSD Portugal, Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, está a lançar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), um ranking que vai avaliar as boas práticas de mais de cem empresas.

Segundo o Público, o BCSD já realizou dois testes-piloto para averiguar a viabilidade deste índice, em 2008 e 2009, tendo agora decidido partir para uma análise mais global da sustentabilidade empresarial portuguesa.

“Foi feito um primeiro ensaio com 20 empresas em 2008, e no ano seguinte uma recolha mais alargada com 41 participantes”, assegurou Luís Rocharte, o secretário-geral da associação.

Segundo o responsável, este índice irá facilitar a comunicação sobre este assunto e mostrar às organizações como estão em matéria de sustentabilidade.

No primeiro teste-piloto, a BCSD escolheu apenas empresas com relatórios de sustentabilidade publicados. No segundo, a abordagem foi mais qualitativa que quantitativa, tendo a amostra incluindo empresas que não tinham relatório de sustentabilidade.

O ISE faz parte das acções do recém-criado Observatório de Sustentabilidade, desenvolvido em parceria com o Grupo de Investigação em Abordagens Estratégias ao Ambiente e Sustentabilidade, do Instituto Superior Técnico (IST). O ISE, aliás, será desenvolvido em parceria com o IST, estando prevista a sua publicação para Janeiro.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php