Brasil já tem plataforma de aluguer e troca de produtos

O DescolaAí é uma plataforma de consumo colaborativo, ou seja, permite que os utilizadores aluguem ou troquem produtos. O objectivo é aumentar a vida útil dos objectos, potenciando a sua utilização pelo maior número de pessoas possível, o que significará um decréscimo no consumo e, consequentemente, a redução da utilização de novas matérias-primas, protegendo o meio ambiente.

O site, que cobra uma taxa de dois reais (perto de 0,86 cêntimos) a cada utilizador registado, funciona como um fórum de pesquisa. O cibernauta acede à plataforma e procura pelos produtos que gostaria de obter, informando acerca do que tem para dar em troca, em várias categorias disponíveis. Quando um anúncio de oferta corresponde a uma busca, o portal coloca os dois membros em contacto para procederem à transacção. Os utilizadores podem ainda organizar-se em grupos privados ou corporativos, comunidades moderadas e de acesso restrito.

As transacções, apesar de serem realizadas online, são seguras, uma vez que cada utilizador é identificado através de um código exclusivo, fornecido pelo DescolaAí, e a cobrança só é feita no cartão de crédito quando o produto chega às mãos de quem o aluga. Os utilizadores são ainda dispostos num ranking que apresenta o seu grau de honestidade, uma vez que são avaliados por todas as pessoas com quem efectuam alugueres ou trocas. Assim, os outros membros têm uma ideia do carácter da pessoa com quem pensam efectuar transacções e decidem, antecipadamente, se o pretendem fazer ou não, avaliando o grau de risco, explica o Jornal do Brasil.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php