Zambujeira do Mar perde Bandeira Azul

Zambujeira do Mar perde Bandeira Azul

A praia de Zambujeira do Mar, no sudoeste alentejano, perdeu há dias a Bandeira Azul, na sequência do deficiente funcionamento da ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) que serve a sua freguesia balnear.

De acordo com a operadora portuguesa da Associação Bandeira Azul da Europa, Catarina Gonçalves, a decisão de retirar a bandeira azul à praia alentejana teve como pano de fundo o mau funcionamento da ETAR, uma vez que, para ter este galardão, “não pode haver qualquer tipo de descarga”.

Ainda assim, a qualidade da água balnear é boa, por isso não está interdita a banhos. “[Ter uma ETAR a poucas centenas de metros de uma zona balnear] é um problema que se arrasta há alguns anos”, revelou Catarina Gonçalves.

Depois de ser tratado, o efluente segue para jusante da praia e atravessa o seu areal, servindo de piscina natural, sobretudo para as crianças.

Ao Público, João da Silva Costa, administrador delegado da Águas do Alentejo Sul disse que, depois de devidamente depurado, o efluente saído da ETAR “não é água de banho”.

Já o presidente da câmara de Odemira, José Manuel Guerreiro, confirmou que houve um “funcionamento deficiente” no controlo da efluente à saída da ETAR, mas a situação “já estará normalizada”.

Em 2011, Portugal já teve 285 praias com bandeira azul. A 4 de Agosto último, porém, 20 destas já tinham sido retiradas.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

  1. Aguia do Sul

    É lamentavel tanta hipocrisia e irresponsabilidade !!!

    A Zambujeira do Mar tem uma ETAR com capacidade para 10 mil utentes, em Agosto receberia normalmente entre 15 e 20 mil turistas.

    O festival sudweste, autentico crime a todos niveis para a Zambujeira, este ano 2011 teve a participação de cerca de 175 mil pessoas, para além da sobrecarga de pessoas na Zambujeira, ainda são recolhidos residuos dos wc’s amoviveis no recinto do festival para descarregar em caixas de esgoto para ETAR da Zambujeira.

    1 só palavra, CRIMINOSO !!!

    O canal enchem-se de gente, em água que posteriormente vai para as torneiras da Zambujeira.

    CRIMINOSO !!!

    É um crime de saúde pública, é um crime em relação ao potencial turístico da Zambujeira, é um crime pela promoção de drogas e alcool, é um crime eco nómico, é um crime de segurança pública apenas minimizado pela sorte, é um crime de corrupção pelas facilidades concedidadas com meios públicos sem o devido retorno em beneficio do interesse geral e bem comum.

    Festival Sudweste para a Zambujeira do Mar = CRIME

    Uma avaria na ETAR poderia levar não à perda da bandeira azul, mas à interdição da praia.

    Iressponsaveis !!!

Patrocinadores

css.php