As 7 dicas para reutilizar os restos e sobras alimentares

Não, desta vez não lhe vamos dar dicas para reutilizar sobras e restos de comida em novas refeições. Em vez disso, vamos dizer-lhe como pode transformar algumas partes de frutas que não servem para comer – como cascas de banana ou da laranja – em coisas tão simples como engraxadores de sapatos ou acendalhas para lareiras.

Estas dicas irão ajudá-lo a poupar algum dinheiro, evitar que resíduos sejam recolhidos desnecessariamente e dar novas funções ao lixo.

Fique aqui com as nossas oito dicas para reutilizar os seus restos de comida (via Huffington Post).

Cascas de Banana

São perfeitas para engraxar os sapatos. A parte de dentro da casca de banana tem potássio e óleos que ajudam a proteger os nossos sapatos – e não tem produtos tóxicos, como o tradicional engraxador.

Cocktails de frutos

Uma vez mais, tente não deitar fora as cascas de frutos ou de vegetais, como os pepinos. Utilize-as para dar sabor a cocktails e licores.

Cascas de ovo

Pegue nas cascas de ovo, esmague-as e coloque-as no lava-loiças para ajudar a apanhar os restos de sólidos. Segundo o TheDailyGreen, as cascas de ovo também ajudam a limpar o ralo, à medida que se partem.

Embalagens de cereais

Esta é fácil. Pegue numa embalagem de cereais, corte-a na diagonal e transforme-a num pega-revistas. Também há quem coloque joalharia nos cartões onde são vendidos os ovos.

Casca de laranja

Esta é uma das nossas favoritas. Pegue numa casca de laranja seca e coloque-a na chama da lareira. Os óleos da casca ajudam a manter a lareira acesa e, paralelamente, a limpar a chaminé.

Creme facial de abóbora

As abóboras são ricas em enzimas e vitaminas A e C, por isso podem ser utilizadas como creme facial. Segundo o Spafinder, é fácil criar o seu próprio creme facial: junte duas colheres de chá de abóbora, meia colher de chá de leite, meia colher de chá de mel e outra meia colher de chá de canela. Misture esta espécie de creme nas mãos e aplique-o na cara entre 15 a 20 minutos.

Chá

Depois de usar o saco de chá na sua principal função, aplique-o nas mordidelas de mosquito. O ácido tânico do chá é um excelente anti-inflamatório.

Deixar uma resposta

3 comments

  1. Edite Pereira

    Olá!

    Fico contente de ver que hajam artigos como este.
    Os desperdícios alimentares são uma grande preocupação hoje em dia, num planeta onde ao mesmo tempo há pessoas a passar fome e pessoas que deitam fora mais de 1/4 do que põe no prato. Há maneiras de utilizar estes restos de maneira a poupar uns trocos e reduzir a nossa pegada ambiental.

    Aqui deixo outras sugestões que já experimentei:

    – Bolo com casca de laranja: em vez de utilizar só as raspas como normalmente se vê, pode-se também, de pois de lavadas, cortar as cascas de laranja em pedaços pequenos e juntar à massa do bolo. fica com pequenos toques de laranja. Recomendo!

    – Bolinhos de casca de batata: este é o que gera mais curiosidade pois a casca da batata quase nunca é incluída nas nossas refeições, mas é uma das partes que contém mais vitaminas e minerais. Já experimentei e cá em casa adoraram! ver em -> http://drang.com.br/blog/2011/06/18/bolinhos-de-cascas-de-batatas/

    Por enquanto são só estas as sugestões que dou,

    Mas parabéns pelo artigo!

  2. Cara Edite, bom dia,

    Muito obrigado pelas suas duas dicas. Na verdade, acabou de transformar este artigo nas “9 Dicas para reutilizar os restos e sobras alimentares”.

    Obrigado pela co-autoria do artigo!

    Cumprimentos,
    Carlos Martinho

    Green Savers

Patrocinadores

css.php