Earth Now: dados sobre o clima no mundo em 3D e à distância de um iPhone

A NASA lançou uma aplicação gratuita para iPhone, a“Earth Now”, que permite visualizar, em tempo real, dados sobre o clima através da sua frota de satélites científicos que circundam a Terra.

Disponível na loja iTunes da Apple e no site do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA  (JPL, sigla em inglês), a aplicação partilha dados sobre muitos dos sinais vitais do Planeta que os satélites da NASA rastreiam, nomeadamente as condições terrestres, atmosféricas e oceânicas.

“A Earth Now é um excelente recurso para os estudantes, professores e interessados ​​nas mudanças climáticas na Terra”, explicou Michael Greene, do JPL, que esteve envolvido no desenvolvimento da aplicação.

Através da Earth Now é possível ficar a saber, por exemplo, a temperatura actual do ar na superfície terrestre na Austrália ou os níveis de dióxido de carbono ou monóxido de carbono no Canadá, as anomalias gravitacionais na Gronelândia ou as variações do nível do mar em São Petersburgo, bastando apenas aceder à aplicação via iPhone.

Os dados actualizados regularmente são apresentados em mapas com cores e projectados num modelo da Terra em 3D, que pode ser visualizado em qualquer dimensão. A aplicação contempla ainda descrições úteis sobre cada conjunto de dados.

“Desde o seu lançamento no mês passado, a aplicação já foi descarregada cerca de 170 mil vezes. Prevemos ainda instalar uma versão Android e adicionar, no futuro, novos dados científicos da NASA sobre a Terra”, revelou Greene.

Pode saber mais sobre esta aplicação no site da NASA.

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php