Empreendedorismo: CGD associa-se à Junior Achievement Portugal

Cerca de 60 colaboradores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) participam, em regime de voluntariado, na Junior Achievement Portugal (JAP), um programa de educação para o empreendedorismo que está a decorrer em várias escolas portuguesas.

Os profissionais da CGD embarcaram neste projecto em Novembro de 2011, tendo o número de interessados, inclusive, excedido as vagas previstas. “Os 60 colaboradores-voluntários envolvidos [trabalham com] 60 turmas de diversas escolas em todo país, impactando mais de 1.200 alunos com idades entre os 6 e os 18 anos”, explicou a instituição ao Green Savers.

Segundo a CGD, há várias mais-valias desta iniciativa. Tanto para alunos como para os próprios voluntários. “Quem aprende vê o seu programa curricular complementado com novas temáticas e actividades didácticas, estimulantes e divertidas. Já para quem ensina, é grande o sentimento de realização pessoal pela vivência desta nova experiência e feedback obtido por parte das crianças. O desafio é grande para os colaboradores Caixa, mas muito compensador”, argumenta da CGD.

Com esta partilha de experiências, o retorno é evidente a diversos níveis: no desenvolvimento das relações interpessoais, no contributo para a formação dos adultos de amanhã e “no aproximar da CGD às comunidades onde se insere, aumentando assim a motivação dos colaboradores”.

Criada originalmente nos Estados Unidos, em 1919, esta iniciativa pretende desenvolver o espírito empreendedor nas crianças e jovens portugueses, levando os conceitos de literacia financeira a alunos do ensino básico, secundário e universitário.

Para tal, a JAP implementa diversos programas já testados em todo o mundo, com temáticas sobre a família, a comunidade, a economia ou a empresa. Em parceria com os professores das respectivas escolas, os voluntários contribuem para o processo formativo, com resultados muito positivos em termos de apreensão dos conceitos transmitidos.

“Esta parceria com a JAP vem reforçar, uma vez mais, a missão da Caixa ao nível da responsabilidade social, na promoção da literacia financeira e do empreendedorismo, promovendo, de forma contínua, as melhores práticas na resposta aos desafios da sociedade portuguesa”, conclui a empresa.

A JAP, associação sem fins lucrativos, é a mais antiga organização educativa mundial. Desde a sua fundação, a JAP já desenvolveu mais de 30 programas de envolvimento com os mais jovens, todos baseados em valores como o respeito, a integridade e a excelência.

Comentários (Facebook):

Patrocinadores

css.php