Estados Unidos suspendem ajuda alimentar à Coreia do Norte

Estados Unidos suspendem ajuda alimentar à Coreia do Norte

Os Estados Unidos anunciaram ontem a suspensão da ajuda alimentar à Coreia do Norte, por considerarem que o satélite que este País vai lançar em Abril viola o acordo internacional que proíbe o lançamento de mísseis.

Segundo o secretário de Defesa norte-americano para os assuntos da Ásia e Pacífico, Peter Lavoy, o lançamento de este satélite “reflecte a falta de desejo [da Coreia do Norte] em continuar com os seus compromissos internacionais”. “Vimo-nos obrigados a suspender as nossas actividades para enviar ajuda alimentar [a este País]”, explicou Lavoy ao congresso norte-americano.

Recorde-se que Kim Jong-un, o novo líder norte-coreano, comprometeu-se a impor uma moratória dos seus programas nucleares e de mísseis em troca de ajudar alimentar norte-americana.

“A República Democrática Popular da Coreia não renunciará ao lançamento de um satélite com fins pacíficos, que constitui um direito legítimo de um Estado soberano e requisito essencial para o desenvolvimento económico”, reagiu a Coreia do Norte numa nota de imprensa.

Leia a toda a história (em inglês).

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php