Estados Unidos vão abrir consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre

Estados Unidos vão abrir consulados em Belo Horizonte e Porto Alegre

É mais uma prova do desenvolvimento económico brasileiro. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou esta manhã a abertura de dois novos consulados dos Estados Unidos (EUA) no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. A medida pretende acelerar e facilitar a concessão de vistos a turistas e empresários, estreitando as relações económicas entre os dois países.

Segundo a imprensa brasileira, os Estados Unidos estão também a estudar a entrada do Brasil no programa Visa Waiver, de dispensa de visto. A desburocratização da concessão de vistos americanos é um dos pedidos do empresariado brasileiro, como forma de facilitar as parcerias económicas entre Brasil e EUA.

Na verdade, de acordo com o Jornal do Comércio, os Estados Unidos já tiveram um consultado no Brasil, mas este fechou em 1996.

Em Janeiro, o presidente norte-americano, Barack Obama, tinha já anunciado que os Estados Unidos iriam diminuir os entraves para a emissão de vistos para os brasileiros. A intenção passa por facilitar a entrada de turistas brasileiros nas cidades norte-americanas e, assim, aumentar as receitas destas, fomentando o emprego.

No primeiro trimestre do ano fiscal de 2012, os EUA concederam 63% mais vistos que no mesmo período de 2011. Recorde também que o Brasil está a tomar medidas mais apertadas na entrada de espanhóis no País.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php