Japão: as novas paragens de autocarro têm painéis solares (com FOTOS)

Japão: as novas paragens de autocarro têm painéis solares (com FOTOS)

A visão japonesa da produção de energia mudou radicalmente depois de 11 de Março de 2011, quando um terramoto seguido de tsunami provocou um desastre nuclear em Fukushima. Depois daquele dia, os planos nucleares japoneses – e outros, como os alemães ou chineses – sofreram uma mudança estratégica.

Assim, as empresas estão já a pensar em novas formas de gerar energia no arquipélago japonês, e as renováveis estão na linha da frente dos investimentos. Um dos exemplos da investigação e inovação japonesa na procura por formas alternativas de geração de energia é uma paragem de autocarro equipada com painéis solares, gerando energia suficiente para se auto-alimentar – e ainda electrificar outro mobiliário urbano.

Desenvolvida pela Sekuisui Jushi Corporation (SJC) e Kyocera, a paragem é em tudo igual às normais: abriga os passageiros da chuva e sol. O modelo, disponível apenas por terras japonesas, é a união de abrigos com vários propósitos, desenvolvidos pela SJC, e incorpora o conhecimento da Kyocera em energia solar.

A paragem integra ainda iluminação LED, que consome menos energia que a iluminação pública dita normal, poupando electricidade e emitindo menos CO2.

Segundo o Knowledge Miner, este sistema é bastante versátil e pode inclusive substituir os abrigos de táxi e outros espaços públicos. A energia gerada pelos painéis solares é suficiente ainda para electrificar outdoors publicitários. E ainda sobra energia para vender às empresas de energia.

Finalmente, este abrigo pode integrar ainda um dispositivo que permite a qualquer pessoa carregar o seu telemóvel, em caso de necessidade. Quando é que esta paragem de autocarro futurista chegará ao restante planeta sustentável?

Comentários (Facebook):

Patrocinadores

css.php