Nova Iorque triplicou investimento em energia solar. E está a encorajar hackers a entrar na sustentabilidade.

Nova Iorque triplicou investimento em energia solar. E está a encorajar hackers a entrar na sustentabilidade.

A cidade de Nova Iorque triplicou o seu investimento na produção de energia solar, anunciou esta semana o mayor Michael Bloomberg. Em conferência de imprensa, Bloomberg identificou 10 projectos que foram recentemente implementados em edifícios da Grande Maçã, uma iniciativa que aumentou a capacidade solar de Nova Iorque para os 648 kW – o suficiente para electrificar 143 lares e cortar 205 toneladas de CO2.

Os dez novos sistemas instalados foram financiados através do American Recovery and Reinvestment Act, como parte da iniciativa de sustentabilidade PlaNYC, de que já falámos aqui.

O PlaNYC pretende atingir 400 objectivos ambientais até ao final de 2013, desde jardins verticais e terraços verdes, transportes baixos em carbono e energias limpas.

Estes dez equipamentos solares foram instalados em estações de polícia, escolas e garagens de recolha do lixo. “Tornar os investimentos em energias renováveis viáveis, em Nova Iorque, é essencial para garantir que o nosso fornecimento continua fiável, limpo e barato”, explicou Cas Holloway, mayor adjunto para a área das operações.

“Nova Iorque está a liderar o caminho, e a instalação destes sistemas solares fotovoltaicos é parte de uma estratégia alargada para utilizar os activos da cidade para encorajar e suportar o desenvolvimento de fontes de energia renováveis”, continuou o responsável.

É um começo, é verdade, mas Nova Iorque parece atrasada, em relação a outras grandes metrópoles mundiais, em relação ao investimento em sustentabilidade. Recorde, por exemplo, esta notícia recente.

Faça o download do plano nova-iorquino (em PDF).

No final da conferência de imprensa, Bloomberg revelou ainda que Nova Iorque será palco de um evento de dois dias, neste Verão, o chamado Green Hackathon. O evento irá encorajar e convidar os hackers a utilizar os dados ambientais da cidade para criar ferramentas digitais e aplicações que possam ajudar os nova-iorquinos a desenvolver práticas mais sustentáveis.

Comentários (Facebook):

Patrocinadores

css.php