One Central Park: a primeira floresta vertical do mundo já está a ser construída em Sydney, Austrália (com FOTOS)

One Central Park: a primeira floresta vertical do mundo já está a ser construída em Sydney, Austrália (com FOTOS)

Sydney ultrapassou Milão na vontade em construir a primeira floresta vertical do mundo. O projecto inspira-se no histórico parque nova-iorquino Central Park e está a ser desenvolvido pela Frasers Property Australia e pela Sekisui House Australia, duas empresas com visões futuristas das cidades, centradas no desenvolvimento sustentável.

Desenhado pelo arquitecto francês Jean Nouvel, o One Central Park ocupa 6.400 metros quadrados e pretende ser um verdadeiro pulmão verde da cidade australiana. Com vários parques verdes à sua volta, o One Central Park tem como grande destaque as suas duas torres residenciais e de comércio.

Incluído no programa Sydney 2030, a One Central Park custará €1,5 mil milhões (R$3,6 mil milhões), sendo um “destino excepcional para viver, trabalhar, encontrar os amigos, ir às compras, jantar e relaxar”.

Com 11 edifícios e 2.000 apartamentos, o projecto tem uma “colecção” de lojas, cafés, restaurantes, áreas pedonais, terraços e escritórios. “O Central Park transformou a antiga fábrica de cerveja Kent, em Chippendale, numa rede inteligente de edifícios e espaços públicos. E levanta o benchamark para o desenvolvimento sustentável global”, explica o projecto no seu site.

Os jardins do One Central Park têm como pano de fundo uma colaboração entre Jean Nouvel e o botânico francês Patrick Blanc. “A paisagem é arquitectura. Criámos uma continuidade para que a fachada [das torres] estendessem o parque até ao céu”, explicou Nouvel.

Os jardins verticais do projecto utilizam 250 espécies de plantas e flores australianas, que mudam em cada estação e proporcionam uma lufada de ar puro a quem está dentro das torres que, como bónus, têm uma fantástica vista sobre Sydney, as suas montanhas e oceano.

Conheça todos os pormenores do projecto.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

2 comments

  1. Pingback: One Central Park: a primeira floresta vertical do mundo já está a ser construída em Sydney, Austrália | Portal Energia

  2. Comentário
    Obrigada pelo artigo. Faz jus a grandiosidade do projecto.
    A razao pela minha paixao por este projecto em especial e porque faco parte da equipa que o esta a construir.
    Estou a coordenar um dos grupos de edificios na area de Environmental Sustainable Design (ESD) com o objectivo de atingir os requisitos exigidos por parte do Green Building Council para uma classificacao de 5 estrelas.

    Mais uma vez, parabens pelo artigo e obrigada por terem tido em consideracao o meu email anterior.

    Com os meus cumprimentos
    Teresa

    Uma pequena nota:
    O projecto em causa, quando terminado, sera visto como uma parcela de cidade inspiradora para qualquer arquitecto, artista, designer, residente, visitante. Aqui, toda a gente sera contaminada pela atmosfera vibrante, moderna e visionaria que resulta das expressoes de varios arquitectos, arquitectos paisagistas e designers de renome nacional e internacional.
    Nesta pequena fatia de cidade teremos: Jean Nouvel, Foster & Partners, Johnson Pitton Walker, Tonkin Zulaikha Greer, Jeppe Aagaard Andersen, Turf Design, Smart Design Studio, Koichi Takada’s, e muitos mais.

Patrocinadores

css.php