Quercus: Minuto Verde chega a Cabo Verde já esta sexta-feira

Quercus: Minuto Verde chega a Cabo Verde já esta sexta-feira

O programa ambiental Minuto Verde, há seis anos na televisão portuguesa, chegará pela primeira vez a Cabo Verde esta sexta-feira, 6 de Abril, como o Green Savers já tinha noticiado a 5 de Março.

O programa pode ser visto na RTP1, RTP Informação, RTP África e RTP Internacional. Na RTP África, o Minuto Verde pode ser visto nos 15 minutos antes das 6h00 e das 10h00 (hora de Cabo Verde). Na RTP1, a rubrica é emitida ligeiramente antes das 8h00, 9h00 e 10h00, hora portuguesa.

Em Março, a Quercus esteve em três ilhas cabo-verdianas – Santiago, Fogo e Boavista – tendo realizado um total de 20 episódios para o Minuto Verde. Os programas serão exibidos, a partir desta semana, todas as terças e sextas-feiras. “Estas gravações surgem no seguimento da percepção sobre o bom reconhecimento que a rubrica tem junto do público, através da RTP África, neste e noutros países africanos de língua portuguesa”, explica a Quercus em comunicado.

A conservação dos valores naturais existentes, quer de fauna, quer de flora; a preservação de recursos naturais, em particular da água – um bem escasso neste país; o potencial de aproveitamento de energias renováveis e a integração da comunidade em iniciativas e projetos ambientais foram os principais temas abordados.

A questão dos recursos hídricos mereceu particular destaque, tendo a Quercus realizado, no Dia Mundial da Água, 22 de Março, uma palestra sobre este tema, na Ilha da Boavista.

Em Cabo Verde, a Quercus contou com o apoio do Ministério do Ambiente e, em particular, da Direcção-Geral do Ambiente, que disponibilizou à equipa do Minuto Verde meios para as deslocações dentro de cada ilha e contactos especializados, que em muito contribuíram para o sucesso das gravações realizadas e o rigor da informação transmitida. A Quercus contou ainda com o apoio da CPLP, da Fundação Calouste Gulbenkian e de várias empresas portuguesas.

Depois de Cabo Verde, Moçambique é o país que se segue no roteiro do Minuto Verde, estando prevista a gravação também de aproximadamente 20 episódios, divididos entre a região de Maputo e o Parque Nacional da Gorongosa.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php