Uma cadeira plantada e que nasce da terra (com FOTOS)

Uma cadeira plantada e que nasce da terra (com FOTOS)

Se há ideias que não são massificáveis e dificilmente colocadas em prática, esta é uma delas. No entanto, servem para não só estabelecerem até onde vai a imaginação e criatividade dos nossos designers como para chamar a atenção para o dia-a-dia sustentável.

Este projecto é um deles: uma cadeira natural – cadeira de quinta, como o seu autor lhe chama -, que vive e cresce propositadamente em forma de peça de mobiliário por culpa de uns moldes em aço. Quando o molde é retirado, voilá, temos uma cadeira.

A criação de Werner Aisslinger foi revelada na Semana de Design de Milão e tem uma questão moral implícita. Segundo Aisslinger, deveremos rever a forma como consumimos madeira. Em vez de a importarmos, porque não recorrermos a esta matéria-prima localmente?

O designer alemão diz que esta forma de trabalhar o mobiliário minimiza a utilização de recursos e os resíduos causados, fazendo desta cadeira uma alternativa excepcionalmente sustentável. Mas isso já é discutível.

Aliás, o próprio designer o admite. “O conceito desta cadeira de quinta é tão simples como radical. Uma cadeira de plantação produzida num laboratório agrícola é uma utopia de futuro”, pode ler-se no seu site.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php