Bitponics: controle a sua horta urbana a partir do local de trabalho (com FOTOS)

Bitponics: controle a sua horta urbana a partir do local de trabalho (com FOTOS)

Se é daqueles que passa horas a cuidar de uma horta imaginária – o Farmville – então dê uma oportunidade à Bitponics, uma start-up de Brooklyn que desenvolveu um sistema que lhe permite cuidar da sua horta e jardim à distância.

Se é fã da hidroponia, então a Bitponics é perfeita para si, segundo o Inhabitat. “Para quem tem plantas em casa, estar a par de todos os detalhes [de manutenção] pode ser intimidante. E se trabalhar longas horas ou viaja muito, há sempre o risco de, no regresso a casa, encontrar um bando de plantas mortas”, explica o agregador de sustentabilidade.

O Bitponics resolve o problema ao trazer a agricultura urbana para a chamada “nuvem”. Sim, essa mesmo. Com este sistema, o agricultor de apartamento pode controlar quanta água e nutrientes têm as suas ervas e tomates, mesmo que não esteja em casa.

Este sistema tem duas características essenciais: em primeiro lugar, o aparelho monitoriza os alimentos e plantas. Um quadro online permite aos utilizadores saberem os progressos de cada planta, a qualquer hora. O aparelho recolhe depois as leituras através dos sensores colocados no jardim e remete os dados para o tal quadro (como pode ver numa das imagens).

Caso algo esteja a correr fora das previsões do proprietário da horta, o aparelho envia uma mensagem de alerta ao jardineiro, para que este não esteja constantemente preocupado com o bem-estar do seu jardim.

Por outro lado, os jardineiros podem pedir ajuda online a colegas. Podem também partilhar fotos do seu jardim e dar opinião sobre as restantes hortas.

“O Bitponics é o melhor sistema high-tech de jardinagem desde que o Facebook revelou o Farmville, há uns anos. Com a diferença que, agora, as flores e culturas são reais”, explica o Inhabitat. Não poderíamos concordar mais.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php