Casa Solare: uma casa auto-suficiente nos Alpes

O nome deste retiro na montanha diz tudo: a Casa Solare é um edifício de três andares localizado na vila de Vens, região de Val D’Aosta, Alpes – perto das fronteiras italiana, suíça e francesa – e o seu design passivo é perfeito para equilibrar a temperatura dentro da casa.

Construída a 1.700 metros de altitude com madeira local, a Casa Solare é uma obra do Studio Albori desenhada de forma perfeita para beneficiar da posição do Sol no Céu – e estar fresca no Verão, quente no Inverno.

Há várias janelas viradas para Sul, que recolhem o sol durante o Inverno mas blocam-no nos meses mais quentes do Verão. Painéis de mudança ajudam a absorver o quente do Sol durante o dia, libertando-o à noite, para manter a casa confortável quando o frio dos Alpes começa a sentir-se.

Há também painéis fotovoltaicos no telhado, para complementar o calor criado por um forno a lenha que permite aquecer a água e combustível para cozinhar. A parte Norte da Casa Solare tem poucas janelas, o que ajuda a manter o calor.

Veja as fotos.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php