Coca-Cola renova parceria com WWF Portugal

Coca-Cola renova parceria com WWF Portugal

A WWF e a Coca-Cola renovaram a parceria para o projecto de serviços ambientais da organização global de conservação da natureza, o Green Heart of Cork (GHoC). Esta é uma plataforma de empresas que apoiam a WWF na sua actividade do montado, através da recompensa aos proprietários que apresentem boas práticas de gestão florestal.

A ligação da Coca-Cola e WWF remonta a 2008 e, ao participar neste projecto, contribui para a conservação da água e da biodiversidade na região do Vale do Tejo e Sado. A Coca-Cola Portugal foi a primeira empresa a aderir ao GHoC, um projecto lançado em 2011.

“Este é actualmente o projecto central da WWF em Portugal, quer pela sua dimensão, quer pela inovação da abordagem ao pagamento de serviços ambientais, permitindo à WWF pôr em prática a tão falada economia verde. As empresas que apoiam a WWF através da participação na plataforma GHoC são líderes na transição para a economia verde”, explicou em comunicado Ângela Morgado, da WWF Portugal.

O projecto GHoC incide sobre a maior mancha de montado do mundo – numa área de cerca de um milhão de hectares que inclui alguns dos habitats floristicamente mais biodiversos do Mediterrâneo – e sobre o maior aquífero da Península Ibérica, o aquífero Tejo-Sado. Este fornece água para centenas de empresas (incluindo a fábrica da Coca-Cola), cerca de um milhão de habitantes da Grande Lisboa, bem como para milhares de hectares de regadio agrícola.

A WWF classifica o montado de sobro da Bacia do Tejo-Sado como uma Floresta de Alto Valor de Conservação, identificando a regulação do ciclo hídrico que este ecossistema faz sobre o aquífero Tejo-Sado como de importância crítica. A fábrica Refrige, da Coca-Cola, está localizada sobre este aquífero donde capta água, sendo o consumo médio anual de cerca de 500.000m³.

O apoio da Coca-Cola a este projecto tem permitido à WWF trabalhar na área dos serviços ambientais do ecossistema montado. Os montados, desde que geridos de forma responsável, garantem a conservação da biodiversidade, o armazenamento de carbono e a regulação do ciclo da água. A WWF pretende com este projecto promover o mercado voluntário de pagamento dos serviços ambientais.

A plataforma Green Heart of Cork ganhou recentemente um novo membro, o Grupo Onyrya Golf Resorts, detentor dos hotéis Quinta da Marinha Resort e Hotel Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso, ambos localizados na Quinta da Marinha em Cascais.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php