Google testa ferramenta que alerta para fogos florestais

Google testa ferramenta que alerta para fogos florestais

Os recentes fogos florestais no estado do Colorado, Estados Unidos, serviram de teste para o Google e a Esri – empresa especializada em informações geográficas –, testarem uma nova ferramenta que alerta e actualiza para os fogos florestais.

Para além de servir como importante fonte para as autoridades serem informadas do que se está a passar em tempo real, a ferramenta – um mapa – ajudar a prever para onde o fogo se vai deslocar, ajudando a população local nos programas de evacuação.

“A principal utilização [desta ferramenta] é para os residentes que estão à espera de informações sobre para onde se desloca o fogo, se terão de ser evacuadas ou não”, explicou ao Huffington Post Michael Goodchild, geógrafo da Universidade da Califórnia. Segundo o responsável, os cidadãos costumam utilizar mapas online para descobrir os abrigos mais próximos da sua casa ou até preparar percursos para conduzir até pontos de evacuação.

Segundo Michael Goodchild, as pessoas confiam mais nesta ferramenta que nas informações oficiais. O geógrafo diz que os mapas não-oficiais podem ser actualizados assim que a informação é recebida, enquanto os mapas do Governo têm de esperar pela confirmação de uma determinada informação.

A ferramenta da Esri e Google combina dados oficiais e de fontes não-governamentais. O Google Maps mostra os locais onde os fogos estão activos, o seu perfil, os locais de abrigo ou evacuação e fotos tiradas na última hora. Os dados combinam informações do estado do Colorado, do serviço geográfico norte-americano, imagens de satélite da NASA e da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). Para as fotos, o Google utiliza o webcams.travel.

Os mapas da Esri mostram a localização do fogo, áreas queimadas, direcção do vento, precipitação e áreas em perigo. Recolhe também todos os tweets sobre o assunto e vídeos do YouTube.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php