NASA cancela estudo sobre alterações climáticas

NASA cancela estudo sobre alterações climáticas

Os Estados Unidos cancelaram um importante estudo sobre as alterações climáticas devido ao adiamento, por parte da Tailândia, da autorização para aceder a uma base aérea estratégica. Segundo o Huffington Post, a NASA terá pedido para utilizar a base aérea U-Tapao, na Tailândia, a 190 quilómetros de Banguecoque, mas a decisão nunca seria tomada antes de Agosto, um mês depois do timing definido pela agência norte-americana.

Segundo o Huffington Post Green, a opinião pública local desconfia que o pedido terá propósitos militares.

O projecto, denominado “Southeast Asia Composition, Cloud, Climate Compling Regional Study”, deveria utilizar satélites, missões aéreas e terrestre e estudar como a circulação de ar afecta o clima durante as monções. Analisar a qualidade de ar no sul e sudeste asiático também seria outra das prioridades.

Depois desta demora, a NASA já revelou que não deverá retomar o estudo já no próximo ano. Uma decisão que causou alguma preocupação, mas desta vez aos cientistas tailandeses envolvidos no projecto.

“É uma grande perda para a Tailândia. Estamos a perder uma oportunidade vital para aprendermos dados sobre o clima regional, inundações, secas e outras catástrofes. O que é mais importante, porém, é que [isto] destruiu a confiança da comunidade científica internacional na Tailândia. Alguém tem de assumir as responsabilidades por este falhanço”, explicou Serm Janjai, um professor universitário tailandês envolvido no projecto.

O projecto estudaria ainda as emissões de carbono na região, durante Agosto e Setembro, quando as monções poderão trazer fumo de incêndios da Indonésia e Malásia.

Comentários (Facebook):

Patrocinadores

css.php