Zara elimina produtos químicos perigosos até 2020

Zara elimina produtos químicos perigosos até 2020

A multinacional espanhola Zara anunciou um gigantesco plano de sustentabilidade a médio prazo, que eliminará todos os produtos químicos perigosos da sua cadeia de fornecedores e produtos até 2020.

A Zara – assim como a empresa-mãe, Inditex, que detém outras marcas – irá ainda pedir a todos os seus fornecedores que lhe enviem os dados relativos à poluição atmosférica e da água, e como estas afectam as comunidades, a partir de Março de 2013. Finalmente, a empresa comprometeu-se a acabar com os químicos PFC (compostos perfluorados) até ao final de 2015.

Todas estas medidas têm como pano de fundo as pressões intensas que a Greenpeace tem feito, ao longo dos anos, à multinacional espanhola, como a recente campanha Detox.

De acordo com a Greenpeace, a empresa comprometeu-se ainda a publicar regularmente detalhes sobre a sua cadeia de fornecedores e o respectivo processo de auditoria, já a partir de Abril de 2013.

“Em linha com o programa de sustentabilidade a longo prazo da Inditex, [reconhecemos] a necessidade de eliminar resíduos industriais de todos os nossos químicos perigosos. A empresa comprometeu-se a reduzir a utilização de químicos como formaldeído, arilaminas, fenóis (PCP e TeCP), cádmio, chumbo, cromo (VI), níquel e corantes alergénicos”, explicou a Zara no seu site.

Paralelamente, a Zara tornou-se na oitava marca a assinar a campanha de zero descargas, nove dias depois da ONG ter publicado o seu relatório sobre os maiores poluidores da indústria da moda.

“A Greenpeace agradece o comprometimento da Zara pela moda sem químicos. Se o maior retalhista do mundo pode fazê-lo, não há desculpa para outras marcas não limpem a sua cadeia de fornecimento e façam moda sem poluição”, explicou Martin Hojsik, coordenador da campanha Detox.

Adidas, C&A, H&M, Li-Ning, Nike, Puma e Marks & Spencer são outras das marcas que já assinaram o compromisso da Greenpeace.

Veja algumas das imagens e pressões da Greenpeace que levara a Zara a assinar o compromisso Detox.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php