Bordéus recebe estádio movido a energia solar para o Euro 2016 (com FOTOS)

Em 2011, a Herzog & de Meuron começou por revelar publicamente os seus planos para criar um estádio em Bordéus, França, movido a energia solar, mas só na semana passada o projecto teve luz verde para avançar. A empresa de arquitectura suíça projectou um complexo estádio sustentável que será usado no campeonato de futebol Euro 2016 – e depois.

Previsto para estar concluído em 2015, o estádio de 43.500 lugares vai consistir numa enorme fábrica de energia solar fotovoltaica, que será aproveitada para jogos desportivos, bem como para a área em redor da estrutura.

O estádio estará localizado no bairro de Bordéus Lac, conhecido como cinturão verde. A área foi escolhida pela sua acessibilidade – facilmente se chega lá através de transportes públicos – e por permitir estabelecer uma relação directa com a natureza.

A empresa projectou a estrutura para ser aberta e arejada, permitindo aos fãs de desporto uma ligação ao ar livre. O telhado da estrutura quadrada será apoiado por centenas de finos postes brancos a imitarem árvores numa floresta. Na parte interna, o telhado côncavo sobre o campo abre-se para o céu, protegendo da chuva os lugares sentados. Os assentos respeitarão as regras de conforto básico e terão uma visibilidade perfeita para o campo.

O arquitecto paisagista francês Michel Desvigne e a empresa Vinci-Fayat vão liderar a construção do empreendimento – irão criar um cenário verde exuberante à volta do estádio, que também fica próximo de um lago.

Até à abertura para o Euro 2016, o edifício estará disponível para ser usado pela equipa de futebol da casa, o Girondins de Bordéus, que este ano foi eliminado pelo Benfica na UEFA Europa Liga.

O novo estádio irá substituir o velhinho Estádio Chaban-Delmas (atingo Parc Lescure), que abriu ao público em 1938 e foi renovado em 1987 e 1998.

Recorde também a nossa recente reportagem sobre o Estádio do Dragão, no Porto, um dos mais sustentáveis do mundo.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php