Caracol africano gigante invade a Flórida

Caracol africano gigante invade a Flórida

Tão grande como um rato e com um apetite especial por materiais de construção, o enorme caracol africano prepara-se para ser o próximo lento desastre no estado da Flórida, nos Estados Unidos.

O animal é originário do Quénia e da Tanzânia, mas já se estabeleceu ao longo de África, China, Índia e várias ilhas do Pacífico. O primeiro relato da presença desta espécie na Flórida aconteceu em Setembro de 2011 e, desde então, as autoridades de Miami-Dade County já capturaram cerca de 117 mil espécimes, a uma velocidade de cerca de mil por semana.

Estes números devem aumentar nas próximas semanas, uma vez que se aproxima a estação chuvosa na região e os caracóis surgirão à superfície, depois da hibernação subterrânea.

Além de se alimentarem de uma enorme variedade de plantas – mais de 500, segundo o Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida –, os moluscos também roem estuque, e até mesmo betão, materiais que contêm o cálcio necessário à saúde da sua carapaça.

Estes caracóis também podem albergar vermes pulmonares parasitários considerados perigosos para os seres humanos, embora ainda não se tenha registado nenhum caso nos Estados Unidos de pessoas infectados pelo animal.

Esta não é, contudo, a primeira vez que os caracóis gigantes se tentam estabelecer na Flórida. Em 1966, um rapaz de regresso de férias no Havai trouxe três para Miami – o estado passou 10 anos a tentar erradicá-los, com um custo de mais de €764.500 (R$ 2 milhões).

Como eles chegaram desta vez ao território é ainda uma incógnita. As autoridades estão a investigar o grupo Miami Santeria, que há três anos foi encontrado a usar os animais nos seus rituais. Mas podem também facilmente ter chegado nalguma carga ou bagagem de destinos onde são endémicos.

Portanto, se está nos Estados Unidos e der de caras com algum ser rastejante que se assemelhe a este enorme caracol, não hesite em contactar as autoridades.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

1 comment

  1. Matateu

    Eu já tive a oportunidade de comer este tipo de caracol. Foi grelhado na brasa. Uma delicia.

    Um bom negocio…

Patrocinadores

css.php