Carsharing pode ser alternativa ao segundo carro das famílias (com VÍDEO)

Carsharing pode ser alternativa ao segundo carro das famílias (com VÍDEO)

E se trocar o segundo carro da família pelo carsharing? Esta é uma das sugestões do Mob Carsharing, o projecto de partilha de carros da Carris que pretende levar os lisboetas a tornarem-se menos dependentes do automóvel.

“Um projecto de carsharing permite substituir entre quatro e dez veículos na estrada, na circulação da via. Um veículo pode ser utilizado por cinco ou seis pessoas durante um dia, enquanto um carro particular é conduzido por uma pessoa – de manhã e à noite – e está estacionado o dia inteiro”, explicou ao Economia Verde a directora do Mob Carsharing, Inês Matos.

De acordo com a responsável, o Mob Carsharing permite aos seus clientes o aluguer de um veículo por períodos a partir de uma hora, sendo que uma das grandes mais-valias é a ligação, via cartão Lisboa Viva, ao sistema de transportes públicos da Grande Lisboa.

“O Mob Carsharing permite a um cliente com cartão Lisboa Viva saltar entre as várias formas de transporte”, continua a gestora.

Lisboa tem já oito parques onde se podem levantar e deixar os carros, sendo que o pagamento mensal é calculado consoante os quilómetros e horas de utilização. Para além de deixar Lisboa com menos carros – a circular ou estacionados – o Mob Carsharing permite aos seus clientes uma poupança efectiva na mobilidade, em seguro do carro, manutenção ou estacionamento. Na verdade, estamos a falar de 75% dos custos com o automóvel.

Este serviço, ainda a começar em Lisboa, já tem alguns casos de sucesso lá fora.

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php