Carta de menina de 12 anos salva floresta no Canadá

Carta de menina de 12 anos salva floresta no Canadá

Olivia Peters, de 12 anos, e a mãe faziam uma caminhada numa pequena floresta da sua cidade de Surrey, no Canadá, quando se aperceberam que muitas das árvores – algumas com quase um século de vida – estavam marcadas com tinta laranja e numeradas. Depois de saber que aquelas marcas significavam que as árvores iam ser derrubadas brevemente, de modo a dar lugar a um empreendimento imobiliário, Olivia decidiu fazer a sua parte para assegurar que salvava aqueles seres vivos.

Perante a perspectiva de perder um dos seus lugares preferidos da cidade, Olivia escreveu uma carta à mayor de Surrey, Dianne Watts, a pedir para reconsiderar o plano de cortar as árvores. Um jornal local, o Surrey Now, ajudou a espalhar a palavra através da publicação do apelo.

“Estamos muito desapontados porque esta floresta está na área onde eu cresci e actualmente estou a crescer, e não quero pensar nele como um lugar onde novas casas ou mesmo um parque serão construídos”, escreveu Olivia.

“Algumas das árvores da floresta têm quase 100 anos e não está certo derrubá-las. Surrey não tem muitas mais florestas e eu acho que precisamos realmente proteger as áreas onde ainda existem algumas. Uma série de pessoas dizem que você está a fazer isto pelo futuro de Surrey. Bem, eu e muitos dos meus amigos e família somos o futuro de Surrey e, se planos como este continuarem a ser apoiados, não haverá futuro para Surrey.”

A carta da jovem para preservar a floresta recebeu apoio de outros grupos e estimulou os líderes da cidade a rejeitar o projecto inicial. O plano foi alterado e as árvores tão amadas pela Olivia vão manter-se intactas para as gerações futuras.

“Ela é muito apaixonada”, diz a mãe. “Talvez um dia vá mudar o mundo, por agora ela está a tentar mudar a sua pequena parte dele.”

Graças à sua vontade de defender um futuro mais verde, a floresta que a Olivia defendeu será protegida. Isto prova que é possível a qualquer cidadão interessado defender o bem da natureza e mudar o mundo, não importa a sua idade.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php