China: crianças escalam escadas num penhasco para ir à escola

China: crianças escalam escadas num penhasco para ir à escola

Provavelmente todos nós já reclamámos sobre o trajecto insuportável que fazemos para o trabalho ou para a escola. Mas a seguinte história pode ajudá-lo a dar mais valor a essa viagem.

Para as crianças de uma aldeia remota no sul da China, o percurso entre casa e a escola é uma jornada verdadeiramente perigosa. Elas têm de subir e descer duas escadas colocadas contra as montanhas, com um íngreme penhasco de 70 metros de altura a servir de fundo.

Estas crianças frequentam a escola situada a 48 Km de distância da sua remota aldeia em Sangzhi County, província de Hunan, e raramente podem ir a casa. Mas quando têm a oportunidade de visitar os pais, vêem-se primeiro obrigados a superar uma árdua tarefa: percorrer um caminho de montanha rochosa e subir 20 metros de frágeis degraus de madeira que lhes permitem chegar ao alto destino – tudo isto de pesada mochila às costas.

São duas as escadas artesanais de madeira, de 10 metros cada, que servem como única ligação ao mundo exterior para os moradores da aldeia. Apesar do nome bonito dado pelos locais – “escadas do céu” –, um passo em falso pode facilmente ditar a tragédia.

As crianças não são as únicas que se vêem obrigadas a recorrer a esta via de acesso vertiginosa – qualquer pessoa que queira chegar à aldeia de Zhangjiawan tem de primeiro fazer a subida vertiginosa, incluindo os animais de estimação. E é por isso que muitos dos habitantes, principalmente os mais idosos, não saem da povoação há anos.

“Eu fico com as pernas a tremer, nem ouso olhar para baixo quando estou a subir as escadas porque sinto-me muito assustada”, diz uma professora da Escola Longtanping ao cumprir a arriscada missão.

Yu Qiyun, de 14 anos, e a sua irmã mais nova são duas das crianças que sobem e descem o penhasco para poder ir à escola. E nem o mau tempo – que complica a situação – as detém. Yu diz que quer continuar a estudar para poder ganhar dinheiro suficiente para construir uma estrada para a sua família e todos os outros aldeões.

Veja a reportagem vídeo da BBC sobre esta escola.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php