Cientistas criam seda destruidora de bactérias

Cientistas criam seda destruidora de bactérias

Cientistas norte-americanos desenvolveram uma forma de transformar a seda comum numa máquina de matar bactérias. Usando um simples recurso de banhar e secar, os investigadores do Air Force Research Laboratory criaram um tecido que destrói bactérias causadoras de doenças numa questão de minutos.

O tecido é extremamente eficaz e consegue matar até mesmo o antraz. A invenção abre assim caminho a uma série de outras aplicações, tais como cortinas e revestimentos de protecção capazes de proteger casas e outros edifícios dos ataques bacterianos.

As bactérias da espécie Bacillus, que inclui o antraz, podem ficar adormecidas durante milénios, fechando-se numa dura concha que resiste ao calor, à radiação, a antibióticos e a condições ambientais severas, de acordo com Rajesh R. Naik, um dos autores deste novo estudo.

Embora os produtos químicos destruidores de micróbios já tenham sido aplicados a matérias como o algodão, o poliéster e o nylon, sabe-se que os tecidos tratados são menos eficazes contra os esporos mais resistentes. Mas agora esta forma clorada de seda, embebida numa solução que inclui uma substância semelhante à água sanitária das casas, provou ser a excepção.

A seda, que foi tratada durante apenas uma hora e, em seguida, deixada a secar, matou em apenas 10 minutos todas as bactérias E. coli testadas. Da mesma forma, o tecido realizou a sua própria luta contra esporos de antraz que os cientistas usaram como substitutos.

“Dada a potente actividade bactericida e esporicida da seda preparada neste estudo, os materiais de seda CI podem encontrar utilização numa variedade de aplicações”, disse Naik. Outros usos, acrescentou, incluem a purificação de água nos esforços de ajuda humanitária e a filtragem de substâncias tóxicas – o que pode realmente revolucionar o mundo.

O estudo foi publicado no Applied Materials & Interfaces, uma revista da Sociedade Americana de Química.

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php