Colocação de professores arranca na próxima semana

Colocação de professores arranca na próxima semana

O Ministério da Educação confirmou hoje ao Diário Económico que o concurso ordinário de colocação de professores vai arrancar “em breve”. João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE), adiantou que esta começa antes “do final da próxima semana”.

Este concurso nacional repete-se de quatro em quatro anos e permite aos professores dos quadros mudarem de escola ou de região e aos contratados entrar para os quadros da Função Pública.

O Ministério da Educação ainda não adiantou o número de vagas disponíveis, mas a FNE adiantou que foi prometido aos sindicatos um número a rondar as 600 vagas. Ainda assim, a Fenprof diz ter uma “expectativa muito fraca” em relação ao cumprimento dessa promessa.

Para os professores que entraram para os quadros através da vinculação extraordinária e que concorrem pela primeira vez não vai ser contabilizado o tempo de serviço enquanto contratados, o que corresponde à categoria de início.

Por outro lado, os professores vão, pela primeira vez, concorrer tendo por base o novo mapa de quadros de zona pedagógica (QZP). Na semana passada os 23 QZP foram reduzidos para 10 o que fará com que os professores possam ser colocados a cerca de 200 quilómetros de distância das suas residências.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php