Debates ambientais vão tomar conta da Semana do Design de Milão

A iniciativa Connect4Climate (C4C), do Banco Mundial, e a empresa italiana Alcantara juntaram-se para criar um ciclo de debates ligados à sustentabilidade ambiental. O evento vai decorrer durante a Semana do Design de Milão, de 9 a 14 de Abril.

O Banco Mundial é uma organização internacional de desenvolvimento dedicada à diminuição da pobreza. A Alcantara é uma empresa produtora de um material único utilizado em carros topo de gama, moda e alta tecnologia. À primeira vista, parecem parceiros improváveis. Mas une-os o compromisso partilhado ligado à sustentabilidade e ao combate das alterações climáticas.

O evento – Diálogos Alcantara/Connect4Climate: Re-Think, Re-Design, Re-New – vai ter lugar no Temporary Museum for New Design. Trata-se de um pavilhão projectado pelo arquitecto Giulio Cappellini, com recurso a materiais da Alcantara, utilizados para a criação de uma inovadora experiência sensorial.

No espaço terá também lugar uma exposição da C4C de histórias e imagens relacionadas com as alterações climáticas, da autoria de habitantes das mais diversas partes do mundo, aberta a todos os visitantes.

Esta série de debates vai reunir figuras influentes dos mundos do design e arquitectura, moda, responsabilidade social empresarial, activismo global, entretenimento e artes.

De acordo com o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, “para alcançar soluções arrojadas para as alterações climáticas” há que “ouvir e alcançar públicos cada vez maiores e mais diversos”. Esta parceria pouco convencional entre o sector público e privado é um esforço nesse sentido.

Espera-se que surja daqui um entendimento maior sobre a forma como o design e as práticas empresariais sustentáveis podem influenciar o comportamento social e atenuar as alterações climáticas.

Os painéis vão incidir também na importância do compromisso do sector privado na promoção de um mundo mais sustentável, realçando as melhores práticas de responsabilidade social empresarial – nomeadamente o caso da Alcantara, que utiliza exclusivamente energia de fontes renováveis e coloca a protecção ambiental no centro da sua estratégia empresarial.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php